Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 214 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Admin

Tudo que você precisa saber para trabalhar em navios de cruzeiro!


Tenho visto com frequência pessoas interessadas em trabalhar em navios de cruzeiros assim como eu que há alguns meses decidi pegar carona nessa onda.

A primeira coisa que aconselho é que pesquisem muito sobre esse universo, hoje com a internet é possível entrar no Google e com poucas palavras “tripulantes de cruzeiros” achar uma infinidade de informações (agências, blogs, videos) e o primeiro click sempre nos leva a outros.

Se você realmente quer trabalhar em navios tenha em mente que a vida a bordo não será fácil e você verá isso nos vários blogs disponíveis, mas não deixem que as coisas negativas façam com que desistam antes mesmo de viver a experiência. Sempre digo que se você não experimentar não terá como saber se é bom, afinal cada um tem uma forma de pensar e ver a vida.

Confesso que assim que comecei a pesquisar os blogs fiquei um pouco apreensiva com os pontos negativos, mas não desisti e continuei a pesquisar e foi então que me perguntei, se é tão ruim como todos dizem então porquê voltam?

Decidi então seguir um pouco dos passos de um dos vários tripulantes que montaram blogs porque ele gostava da mesma coisa que eu o BAR, ele havia feito um curso de bartender em uma escola de capacitação para quem quer trabalhar em navios e hotéis, e como eu sempre gostei de fazer coquetéis em casa e em festas decidi investir no curso.

Fui lá na escola assisti uma palestra sobre vida a bordo e fiz minha inscrição para o curso, senti também a necessidade de voltar para as aulas de inglês já que é o idioma oficial a bordo e o meu estava enferrujado, rs.

Concluído o curso hora de preparar o currículo e se cadastrar nas agências para participar dos processos seletivos fiz os cadastros em meados de dezembro e começo de janeiro e a primeira entrevista realizei em fevereiro e no mesmo dia recebi a aprovação para a vaga de cocktail waitress (garçonete de bar).

A Entrevista

É importante que você saiba que normalmente fazemos duas entrevistas a primeira com a agência e outra com a cia marítima.

Na entrevista com a agência, geralmente te perguntam o porque quer trabalhar a bordo, qual a posição que está aplicando, qual a pretensão salarial e algo sobre você, essa entrevista pode ser em português ou inglês isso vai depender da posição que está aplicando e do nível do idioma que você mencionou no CV, a minha foi toda em inglês.

Após a primeira aprovação é só aguardar que a sua agência te mandará informações sobre a entrevista com a cia, como eu moro em Santos as minhas duas entrevistas foram presenciais, mas podem ser também via Skype. Passado uns 15 dias recebi mensagem com a data da segunda entrevista, essa entrevista é mais técnica então é importante estudar bastante sobre a sua posição. A minha foi em português, inglês e espanhol (idiomas que mencionei no meu CV).

Dica importante para a entrevista presencial, traje é social completo… meninas maquiagem é essencial, mas lembrem é entrevista e não balada e nada de roupa curta e decotes.

Cursos

Se você não tem qualificação pode ser que tenha que fazer algum curso para se capacitar para a vaga escolhida, mas as agências normalmente te ajudam com isso.

Todo tripulante de navio que faz temporada brasileira é obrigado a fazer o STCW e CFPN são dois cursos exigidos pela Marinha, mas espere as instruções da sua agência para correr atrás disso pra evitar gastos desnecessários.

Guardem um grana para todo o processo, pois você terá muitas despesas e algumas serão reembolsadas pela cia, mas somente quando já estiver a bordo. Você gastará algo em torno de R$ 3.000,00 dependendo de onde mora, pois poderá ter gastos com hospedagem, transporte e alimentação. Então pense bem se vale a pena!

Para finalizar

Não esqueçam que você está indo a trabalho e não a passeio, todo o glamour do navio é para os passageiros e não para você; você irá trabalhar de 12 a 14 horas por dia, não terá dia de folga e sim horas entre os turnos de trabalho; as leis trabalhistas são de acordo com a bandeira do navio, ou seja, navio com bandeira Italiana as leis são as Italianas e CLT abordo simplesmente não existe; irá conviver com pelo menos 40 nacionalidades diferentes e terá que respeitar as diferenças, mas terá uma experiência de vida incrível e única e com certeza terá muita história para contar a seus familiares na volta do contrato e depois aos seus netos.

Existem algumas agências espalhadas pelo Brasil onde você poderá se inscrever são elas: Infinity, Valemar, New Crew, Rosa dos Ventos, ISMBR. Entrem também nos vários grupos de tripulantes no Facebook, leia os blogs e tire todas as suas dúvidas para depois não dizer que “entrou de gaiato no navio”, rs

Nos encontramos em breve a bordo.

Good Luck!

Silvana Costa

Tripulante Costa Crociere

#navios #cruzeiros #abordo #notícias #recrutamento #turismo #agendasantos #STWC #CFPN #trabalhar #cursos #santos #tripulantes #temporada

31 visualizações