• Admin

Exposição fotográfica retrata mulheres da Zona Noroeste


Mostra “Mulheres da Noro”, com imagens da fotógrafa Nice Gonçalvez, do Instituto Arte no Dique, pode ser visitada na Unifesp Baixada Santista, entre amanhã e sexta-feira.

Resultado do trabalho interprofissional do “Projeto de Extensão Cartografias Femininas: Ações Territoriais”, junto às mulheres da Zona Noroeste, e do “Módulo Clínica Integrada: atuação em grupos populacionais do Eixo Trabalho em Saúde”, no campus Baixada Santista daUniversidade Federal de São Paulo, a exposição “Mulheres da Noro” reúne trinta imagens feitas pela fotógrafa Nice Gonçalvez, doInstituto Arte no Dique.

A mostra ficará exposta três dias no Saguão Central da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista, com abertura nesta quarta-feira, 1º de outubro, a partir das 15h, quando acontece apresentação musical feita por dois docentes da Unifesp. A entrada é franca.

Práticas corporais e estéticas balizaram as ações realizadas pela universidade no Instituto Arte no Dique. “Apostamos numa tessitura artesanal, corpo a corpo, na construção de um ambiente confiável, formativo, portanto pleno de afetos”, explica Flávia Liberman, uma das coordenadoras do projeto, ao lado de Luiza Maria Escardovelli.

“As imagens expressam o clima destes encontros que mobilizaram todos os envolvidos: estudantes, docentes, mulheres e profissionais do serviço. Capturando cenas e instantes, os retratos revelam um pouco da beleza desta experiência”, ressalta a fotógrafa Nice Gonçalvez.

A exposição, que ficou alguns dias no Instituto Arte no Dique, poderá ser visitada até sexta na Unifestp, entre 8h30 e 22h30, e deverá percorre outros espaços da cidade após o período na universidade.

Mulheres da NoroFotos: Nice Gonçalvez

Concepção e coordenação geral: Flávia Liberman e Luiza Maria Escardovelli Alcântara.

Montagem: Formato Estúdio

Apoio: Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap)Instituto Arte no Dique.

Lançamento:Quarta, 1º de outubro, 15h39

Saguão Central da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista - Rua Silva Jardim 136, Vila Mathias, Santos-SP

Entrada franca

Maiores informações: www.facebook.com/artenodique

Nice Gonçalvez nasceu na cidade de Camamu, no sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Dendê. No entanto, foi no litoral paulista, na Cidade de Santos, onde reside há onze anos, que se apaixonou pela fotografia. Atualmente, trabalha como fotógrafa doInstituto Arte no Dique, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua na favela sobre palafitas no Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, oferecendo à população a inclusão social por meio da arte.

Na entidade, participou da elaboração de projetos como o documentário “Do Mangue à Fé”, curta-metragem premiado nas categorias Olhar Caiçara e Voto Popular, no Festival Santista de Curtas-Metragens (Curta Santos). Em conjunto com o Departamento de Comunicação Social da Oscip santista, teve fotos publicadas nos jornais A Tribuna e Expresso Popular, de Santos; Correio da Bahia e Tribuna da Bahia, do estado homônimo; e Jornal da Tarde, de São Paulo. Também participou da cobertura fotográfica do Carnaval de Salvador e apresentou seu trabalho no XI Congresso Ibero-Americano, realizado no mês de outubro 2012,pela Secretaria Geral Ibero-Americana, em Madrid, na Espanha.

#exposição #fotografia #santos #zonanoroeste #agendacultural

14 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook