Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 214 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Admin

Oficinas Culturais abrem as inscrições para o quarto trimestre de 2014


Já está no ar a programação das Oficinas Culturais para o quarto trimestre de 2014. As inscrições começam no dia 07 de outubro.

Artes Plásticas

OFICINA DE PINTURA A ÓLEO SOBRE TELA: A FÉ, INTRÍNSECA À ARTE SACRA E RELIGIOSA

Coordenação: Bel Braga

24/10 a 5/12 – sextas-feiras – 14h30 às 17h30

Público: interessados com algum conhecimento básico em óleo sobre tela, a partir de 16 anos

Inscrições: 7 a 24/10

Seleção: primeiros inscritos

15 vagas

A oficina apresentará conceitos sobre a arte sacra e as diferenças entre o sacro e o religioso. Serão analisadas obras de Giotto, Michelangelo, Rubens, Rafael e Caravaggio. Após a introdução teórica, os participantes criarão suas próprias telas, que serão expostas na Oficina Cultural Pagu.

Bel Braga é pintora, professora de artes e curadora, formada em Artes Plásticas pela Unisanta. Foi premiada pela ABACH – Academia Brasileira de Arte, Cultura e História – e pela Academia Latino-Americana de Arte e Cultura. Expôs seu trabalho em espaços como Memorial da América Latina, Aliança Francesa e na mostra comemorativa “Ano da França no Brasil”.

OFICINA DE MURALISMO

Coordenação: Simone Anjos

1 a 29/11– sábados – 10h às 13h e 14h às 17h

Público: interessados em pintura a partir de 12 anos

Inscrições: 7/10 a 1/11

Seleção: primeiros inscritos

15 vagas

A proposta da oficina é mostrar o passo a passo da realização de um mural. Os participantes construirão coletivamente a obra “Religare”, que terá como tema a convivência pacífica e o respeito às crenças religiosas e convicções individuais.

A artista plástica Simone Anjos integrou a equipe técnica do muralista Paulo Consentino em diversos trabalhos de rua para espaços como: Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, Sesc Santos, Aeroporto de Congonhas e escolas estaduais e municipais. Foi produtora da exposição “Belas e Feras” (2012). Atualmente, desenvolve mural para o CAIS Milton Teixeira e o projeto “Cores e Dores de Frida Kahlo”, com pintura de fachada de prédio público.

Audiovisual / Gestão Cultural

OFICINA TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS

Coordenação: Eva Laurenti

27/10 a 3/11 – segundas e quartas-feiras – 18h45 às 21h45

Público: produtores culturais, executivos, roteiristas, pesquisadores e interessados em produção audiovisual, acima de 16 anos

Inscrições: 7 a 27/10

Seleção: primeiros inscritos

20 vagas

Esta atividade enfocará a estruturação de projetos consistentes e competitivos para o segmento audiovisual. Serão abordados: o ambiente regulatório de incentivo à cultura brasileira, dados de mercado e conceitos de marketing necessários para a aprovação nas diversas leis de incentivo e para a captação de recursos.

Eva Laurenti atua há treze anos no mercado audiovisual, nas áreas de desenvolvimento, gestão, comunicação e marketing. Desenvolveu projetos para produtoras como Bossa Nova Films e Cinema Centro. Foi assessora técnica na Ancine e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e coordenadora de coprodução e políticas públicas na Fundação Padre Anchieta – TV Cultura. Pós-graduada em Marketing pelo Mackenzie e em Formação Executiva em Cinema & TV pela FGV, é professora convidada da FAAP e coordena a pós-graduação em Produção Audiovisual do Senac, em São Paulo.

Fotografia

OFICINA INTERGERACIONAL DE FOTOGRAFIA: ENSAIO SOBRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE

Coordenação: Tito Wagner

21/10 a 3/12 – terças e quartas-feiras – 14h30 às 16h30

Público: adolescentes e jovens com até 20 anos; adultos acima de 55 anos

Inscrições: 7 a 21/10

Seleção: primeiros inscritos

30 vagas (15 para a faixa etária entre 13 a 20 anos; 15 para adultos acima de 55 anos)

Nesta oficina, participantes de gerações distintas trabalharão em duplas e grupos para a produção de um ensaio fotográfico sobre o tema “tradição e modernidade”. Serão abordadas técnicas e linguagem fotográfica e haverá leitura de textos, debates e saídas fotográficas. O material produzido será editado e montado coletivamente para uma exposição final.

Tito Wagner é fotógrafo, documentarista e arte-educador, especializado em Fotografia pelo Senac. Participou de diversas exposições, como “Dez Olhares sobre o Teatro” e “Santos Nossos Olhos”.

WORKSHOP: DO DIAFRAGMA À SEMIÓTICA

Coordenação: Flavio Meyer

28/10 a 4/11– terças e quintas-feiras – 18h45 às 21h45 | sábado – 14h30 às 17h30

Público: iniciantes em fotografia e em manipulação digital que possuam equipamento próprio, a partir de 18 anos

Inscrições: 7 a 23/10

Seleção: carta de interesse

20 vagas

O workshop apresentará, em quatro encontros, os fundamentos da percepção visual, da fotografia e da manipulação digital, a fim de desenvolver a habilidade de produzir imagens e o olhar crítico dos participantes. Haverá saída fotográfica orientada e análise do material produzido.

Flavio Meyer é fotógrafo, poeta e professor de fotografia e artes visuais, pós-graduado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Participou das mostras "11 de Maio", no Memorial da America Latina, “Olhares Poéticos do Brasil", no museu Adelino Ângelo, em Portugal, e “Gigantes em Miniatura”, que circulou por diversos espaços no Brasil.

Novas Mídias

WORKSHOP DE PROGRAMAÇÃO CRIATIVA COM PROCESSING

Coordenação: Rogério Borovik

11 a 13/11 – terça a quinta-feira – 18h45 às 21h45

Público: estudantes, artistas, educadores, designers e demais interessados em tecnologia, a partir de 16 anos

Inscrições: 7/10 a 11/11

Seleção: primeiros inscritos com conhecimento básico em algum sistema operacional, como Windows, Mac OS ou Linux. Os candidatos selecionados deverão trazer o seu próprio notebook para a atividade.

15 vagas

Processing é um ambiente de software livre baseado na linguagem de programação Java, que é destinado ao ensino dos fundamentos da computação dentro de um contexto visual. Atualmente, o Processing conta com uma grande comunidade de usuários criativos, pois, além de ser gratuito e rodar na maioria dos sistemas, oferece a possibilidade da geração de gráficos em 2D e 3D, processamento de mídias digitais audiovisuais e ainda integração com outros ambientes ou interfaces como o Arduino e Kinect.

O artista visual e curador independente Rogério Borovik é diretor do Instituto Volusiano de Artes em São Paulo. É formado em Educação Artística pela Unicamp e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC. Seus trabalhos transitam pelo campo das novas tecnologias, videoarte, rádio livre, web arte, graffiti e colagem. Foi colaborador de Renato Cohen em diversos espetáculos e performances, criando cenários virtuais e materiais gráficos. Participa dos coletivos Nova Pasta, C.O.B.A.I.A., Neo Tao, Rádio Xiado e Rádio Várzea. Realiza desde 2008 a performance “Preto no Branco”, utilizando softwares livres para manipulação de imagens digitais.

Teatro / Performance

WORKSHOP: TREINAMENTOS PSICOFÍSICOS EM PERFORMANCE

Coordenação: Samira Br

18 e 19/11 – terça e quarta-feira – 19h às 23h

Público: artistas e estudantes com conhecimento intermediário na área de artes cênicas, a partir de 16 anos

Inscrições: 7/10 a 13/11

Seleção: carta de interesse

30 vagas

Neste workshop de introdução teórica e prática à linguagem da arte performática, serão apresentados conceitos e um breve histórico sobre o início da performance nos anos 1960-70, e realizados exercícios baseados nos trabalhos de artistas emblemáticos do período, como Marina Abramovic e Tehching Hsieh.

Samira Br, artista performática, é mestre em Artes pela Unicamp e professora de performance no curso Comunicação das Artes do Corpo, da PUC-SP. Fez parte do grupo Ka, do encenador Renato Cohen, de 1998 a 2003; desde então, atua na criação de trabalhos em que a performance é o lugar para experimentações e cruzamentos das linguagens cênicas e visuais. Autora do recém-lançado livro “Ka: a sombra da alma – performance e xamanismo no espetáculo de Renato Cohen”.

Oficina Cultural Pagu

Rua Espírito Santo, 17, Campo Grande - Cep: 11075-390 - Santos - SP

Telefone: (13) 3219-2036 / 3219-1741 | pagu@oficinasculturais.org.br

Funcionamento: Segunda das 18h às 22h, terças a sextas-feiras das 13h às 22h. Sábado das 14h às 18h.

#oficinaculturalpagu #cursos #gratuitos #santos #novembro #2014

5 visualizações