- Admin
3º CulturalMente Santista: bate-papos e intervenções artísticas de 12 a 22 de novembro

Este ano, o evento chega à terceira edição e ocorrerá entre 12 e 22 de novembro, em sete espaços públicos e privados que contribuem para o fomento artístico da Baixada. A programação terá 14 bate-papos que reunirão mais de 50 artistas que fazem trabalho relevante. Além disso, ocorrerão intervenções artísticas e a exposição “Viva Santos”, do artista plástico Waldemar Lopes. Toda a programação é gratuita.
Abertura
O evento, que em suas duas primeiras edições ocorreu entre o fim de março e começo de abril, foi transferido para novembro em virtude do calendário atípico por conta da Copa e outros projetos. “E é bem provável que mantenhamos assim, já que, por ser fim de ano, conseguimos ter uma visão mais ampla do que foi a temporada cultural da região, fazendo essa reflexão e partindo para o que será realizado no ano seguinte”, explica André Azenha, idealizador e coordenador do CulturalMente Santista.
Pela primeira vez, a abertura acontecerá num teatro, o do Sesc, instituição corealizadora do evento, em 12 de novembro, uma quarta-feira, a partir das 20h30, quando acontecerá o encontro de dois projetos que resultaram de trabalhos de formação artística para jovens: aBanda Querô, do Instituto Arte no Dique, e o Broadway Voices. Cada grupo fará um pocket-show e depois os dois elencos participarão de um bate-papo que abordará o processo de desenvolvimento artístico.
Novidades
Os jovens artistas não serão destaque apenas na abertura. Nessa terceira edição, o CulturalMente Santista realizará um encontro voltado exclusivamente á apresentação de trabalhos de pessoas com menos de 21 anos. Os interessados em divulgar seus trabalhos voluntariamente poderão enviar minicurrículo e imagens em foto ou em links do YouTube de suas obras até o dia 12 de novembro para o email culturalmentesantista@gmail.com e esperar resposta de confirmação se foram selecionados. Os escolhidos poderão falar em até 10 minutos sobre seus trabalhos, no sábado, 15 de novembro, a partir das 15h, na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes.
O evento também dá um novo passo: o intercâmbio de informações e expertises entre profissionais da Baixada e de São Paulo. No sábado,15 de novembro, 17h, no Ao Café, acontecerá a mesa Literariamente Santista. Entre os convidados, estará Eduardo Lacerda, diretor daPatuá, editora independente que tem publicado autores santistas – como seus colegas de mesa, no dia: os escritores Flávio Viegas Amoreira e Manoel Herzog - e já foi finalista do Prêmio Jabuti, o principal da literatura no país. No dia seguinte, no Sesc, a produtora paulistana Ana Duval falará sobre as leis de incentivo.
A programação ainda terá encontros que abordarão o teatro; o audiovisual (bate-papo que ocorrerá no Instituto Arte no Dique e terá exibição de curtas); os blogs culturais; os coletivos; as organizações sociais que utilizam a arte em prol da inclusão (Arte no Dique, Instituto Querô e ONG TAMTAM); os representantes dos principais festivais artísticos (Santos Jazz, Tarrafa Literária, Festa, Fescete e Curta Santos); a importância de se contar histórias; o papel do curador nas artes visuais; a influência caiçara e das religiões na cultura santista; e a música.
“A reflexão e compartilhamento de práticas artístico culturais integram o universo das ações que o Sesc desenvolve por meio da educação informal e permanente, com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. A parceria com o CulturalMente Santista reforça esse universo, potencializando a expressão regional”, diz Luiz Fernando S. Silva, Coordenador de Programação do Sesc Santos.
“Acreditamos que o poder do diálogo pode resultar em novos projetos, parcerias e colaborar na resolução de alguns pontos que ainda precisam ser lapidados no meio cultural. O evento ocorre justamente para ser um canal de contribuição nesse sentido. Sem contar que propicia, à população, informação e cultura sobre a realidade que a cerca”, explica André Azenha.
Exposição
A tradição dos anos anteriores é mantida: uma exposição pontuará a programação do festival. O artista plástico Waldemar Lopeshomenageará a cidade na mostra “Viva Santos”, que reunirá dez telas nas quais são celebradas paisagens e espaços turísticos. O vernissage acontecerá em 18 de novembro, uma terça, a partir das 20h, no Shopping Pátio Iporanga.
Programação:
12 DE NOVEMBRO, QUARTA
Teatro do Sesc Santos
20h30 - Abertura
21h - Workshop musical: O encontro de diferentes projetos de formação – Broadway Voices e Banda Querô
Cada grupo fará um pocket-show, depois tocarão uma música juntos. Após a música, acontece o bate-papo sobre formação artística. Mediação do bate-papo: Jorge Oliveira.
13 DE NOVEMBRO, QUINTA
Sesc Santos - Sala 1
20h - Palcos santistas: formação, circulação e engajamento artísticoConvidados: Maria Tornatore, Platão Capurro e Roberto Péres.Mediação: Marcus Vinicius Batista.
14 DE NOVEMBRO, SEXTA
Instituto Arte no Dique
15h - Audiovisual: promovendo o social pelas câmeras Convidados: Eduardo Ferreira (curta Anseios que permeiam meus tempos de paz) e Delson Matos Gomes (curta Limbo).
Museu da Imagem e do Som de Santos
19h30 – Culturalmente plugados: blogs de SantosConvidados: Flavia Saad (juicy Santos), Eugênio Martins Jr. (Mannish Blog) e Vinicius Carlos Vieira (Cinemaqui).
21h – Coletivos culturais: Do it yourself – Produção artística engajada em Santos e região
Convidados: Rubens de Farias (Dose de Inspiração), Jota Amaral (Coletivo Teremin) e Luiz Lufer (Futuráfrica).
15 DE NOVEMBRO. SÁBADO
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
15h – Encontro de jovens talentos
Se você é artista, independente da arte que escolheu, e tem menos de 21 anos, eis uma oportunidade de demonstrar o seu trabalho. Interessados em apresentar seus portfólios, músicas, filmes, etc, podem enviar email para culturalmentesantista@gmail.com até 12 de novembro e esperar a resposta de confirmação ou não se foram selecionados para o evento. Durante uma hora, o encontro propiciará aos artistas finalistas exporem, em até 10 minutos cada, seus trabalhos.
Ao Café
17h – Literariamente santistaConvidados: Flavio Viegas Amoreira, Manoel Herzog, Eduardo Lacerda (diretor da editora Patuá, de São Paulo). Mediação: Viviane de Almeida. Haverá exposição de livros dos autores e da editora Patuá. Exemplares poderão ser comprados.
Ao Café
20h – Inclusão social através da arte – encontros de organizações sociais
Convidados: José Virgílio Leal de Figueiredo (Arte no Dique), Renato di Renzo (Associação Projeto TAMTAM) e Tammy Weiss (Instituto Querô). Mediação: Oswaldo Silva Junior.
16 DE NOVEMBRO, DOMINGO
AUDITORIO - Sesc Santos
14h – Entendendo as leis de incentivo e mecanismos de fomento cultural
A especialista Ana Duval, a convite do Sesc, falará a respeito dos projetos culturais que buscam apoio nas leis de incentivo, o funcionamento dessas leis e editais.
16h – Festivais: há formação de público e qual o legado desses eventos? Convidados: Jamir Lopes (Santos Jazz Festival), José Luiz Tahan (Tarrafa Literária), Caio Martinez Pacheco (Festa), Pedro Norato (Fescete), Ricardo Vasconcellos (Curta Santos) e um representante do Mirada. Mediação: a confirmar.
18 DE NOVEMBRO,TERÇA
Shopping Pátio Iporanga
19h - Vernissage da exposição Viva Santos!
O experiente e reconhecido artista plástico Waldemar Lopes reúne obras que celebram o município na exposição “Viva Santos”.
19 DE NOVEMBRO, QUARTA
Toca do Sesc
20h – A importância de se contar histórias
Convidados: Camila Genaro e Gigi Fernandes.Mediação: Nara Assunção.
20 DE NOVEMBRO, QUINTA
Ao Café
20h – O papel do curador em Artes VisuaisConvidados: Nívio Mota, Célia Cristina Teixeira. Mediação: Carlota Cafiero.
21 DE NOVEMBRO, SEXTA
Ao Café
20h - A influência caiçara e das religiões na cultura santistaConvidados: Danilo Nunes, Rogério Baraquet (Sidarta).. Mediação: Guilherme Pradella. Após o bate-papo os músicos farão uma Jam session
22 DE NOVEMBRO, SÁBADO
Lobo Estúdio
20h - Musicalidades santistas – bate-papo com músicos de diversos estilosConvidados: Theo Cancello, José Consani eJohnny Hansen (Harry). Após o bate-papo haverá pocket-show e exibição de videoclipes de músicos santistas.
Endereços:
Ao Café – Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes - Av. Bartolomeu de Gusmão, S/N - Boqueirão
Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube
Lobo Estúdio – Rua Luís de Camões, 12, Vila Mathias
Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, piso térreo do
Teatro Municipal, Vila Mathias
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga
#3ºculturalmentesantista #santos #palestras #arte #cultura #agendacultural