Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 214 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook
  • Admin

Sonia Braga será homenageada no Sesc Santos


Evento terá bate-papo com Waldemar Lopes, profundo conhecedor na trajetória da atriz.

Décadas depois de Carmem Miranda, Sonia Braga foi a primeira artista brasileira a conseguir papel de destaque internacional, em filmes como “O Beijo da Mulher Aranha” e outros produzidos nos EUA. Antes disso, foi rainha das bilheterias nacionais, com “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “A Dama do Lotação”, os dois maiores sucessos de públicos do cinema nacional até 2010, quando foi lançado o segundo “Tropa de Elite”. Ela foi, no Brasil, uma espécie de Marilyn Monroe local, aliando sensualidade e naturalidade, e alcançando milhões de pessoas a cada filme e novela que fazia.

Em 2014, ela completou 50 anos de carreira, mas curiosamente não trabalha de maneira destacada no Brasil há alguns anos, sendo que frequentemente é convidada para filmes e séries televisivas no exterior. Deste modo, faz-se necessária uma redescoberta do mito e uma reflexão que busque compreender o impacto da atriz no cinema e na teledramaturgia brasileira, e sua ausência na mídia mainstream do Brasil.

Na quarta-feira, 4 de março, a partir das 19h, o auditório do Sesc Santos receberá o encontro “Sonia Braga – 50 anos de carreira – Redescobrindo o mito”. O bate-papo realizado pelo Sesc, e com apoios da Open House Idiomas e do CineZen Cultural receberá o crítico Waldemar Lopes, profundo conhecedor da trajetória profissional da atriz e que mantém uma coleção pessoal repleta de itens, filmes, revistas e demais artigos sobre Sonia. A mediação será do jornalista André Azenha.

O encontro buscará levar ao público o entendimento da importância da atriz para o cinema e a teledramaturgia brasileira, bem como refletir seu papel de difusora da cultura do país no exterior. Assim, o público que já possui algum conhecimento poderá se aprofundar na obra da artista e, os marinheiros de primeira viagem terão a chance de descobrir o mito que levou milhões de espectadores ao êxtase.

Filmes que serão abordados: O Bandido da Luz Vermelha, A Moreninha, O Casal, Dona Flor e seus Dois Maridos, A Dama do Lotação, Eu te amo, Gabriela, O Beijo da Mulher Aranha, Rebelião em Milagro, Luar sobre Parador, Rookie, Amazonas em Chamas, Tieta do Agreste, Morte Dupla, Testosterona, Um Amor Jovem, Lope, Mamãe Intrometida, O Vinho do Verão.

Também serão comentados trabalhos de Sonia na televisão.

Waldemar Lopes é artista plástico, engenheiro mecânico, professor, cinéfilo. Além da tradicional Palestra do Oscar, realizada há 20 anos em Santos de forma pioneira no país, também já realizou encontros sobre cinema para a Universidade Católica de Santos, Universidade Monte Serrat, Secretaria de Cultura de Santos e Rotary.

Sonia Braga – 50 anos de carreira – Redescobrindo o mito – com Waldemar Lopes

Mediação: André Azenha

Quarta, 4 de março, 19h

Auditório do Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas,m 136, Aparecida.

Entrada franca, por ordem de chegada.

#soniabraga #santos #agendacultural #agendasantos #homenagem

6 visualizações