• Admin

João Acaiabe Conta Malala, A Menina que Queria Ir para a Escola


Ator que ficou famoso por sua participação no Sítio do Picapau Amarelo como Tio Barnabé, da Rede Globo, homenageia a menina que ganhou o Nobel da Paz em 2014.

Falar sobre a paquistanesa Malala Yousafzai, hoje com 18 anos, é fazer referência a coragem e resistência. A mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz de todos os tempos, tornou-se exemplo mundial quando enfrentou o regime fundamentalista islâmico, o Talibã, ao reivindicar o direito à educação, principalmente para as garotas que não tinham mais acesso aos estudos após os extremistas dominarem o Paquistão e proibir a escolarização das mulheres. Malala foi alvejada na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Mas sobreviveu e virou heroína pela paz.

O ator e contador de histórias João Acaiabe, famoso por sua participação no Sítio do Pica Pau Amarelo como Tio Barnabé, celebra a bravura dessa garota em espetáculo inédito no Sesc Santos. No espetáculo João Acaiabe Conta Malala, resgata as músicas tradicionais do país com a participação do músico, compositor e multi-instrumentista, Juliano Abramovay, especializado em instrumentos de cordas, entre eles o Oud, que é bastante usado no Paquistão.

O espetáculo será apresentado no dia 26 de setembro, e tem como objetivo transportar o público para o Vale Swat, região montanhosa localizada ao norte do Paquistão para celebrar Malala. Segundo ele, a ideia é despertar o herói que habita o imaginário de cada espectador, para que todos estejam protegidos dos perigos que Malala enfrentou no seu esforço de combater o ódio dos Talibãs. Não por acaso, portanto, o cenário onde ele apresenta é cheio de contrastes e desigualdades.

As histórias apresentadas durante o espetáculo estão no livro publicado pela Companhia da Letrinhas, com o título de Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola. “Todas essas narrativas nos fazem crer que a mudança pode ser iniciada a partir de um único ato, por menos relevante que pareça, e a educação é a principal aliada para ganhar esta batalha”, observa Acaiabe.

Sobre o ator

João Acaiabe é formado na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, em 1970. Desde então, desenvolve um trabalho considerado pela crítica como excepcional, que se destaca pela qualidade artística em representar seus personagens. No programa infantil Bambalalão, que foi ao ar na TV Cultura em 1977, Acaiabe era o Contador de Histórias. Além do teatro e cinema, consagrou-se para o público infanto-juvenil como Tio Barnabé, na mais recente adaptação do Sítio do Picapau Amarelo, pela Rede Globo, e pelo personagem Chico de Chiquititas (seu último trabalho).

Sobre o músico

Violonista e compositor, participa dos conjuntos Noite Torta, Orkestra Bandida e Grand Bazaar. Juliano Abramovay compôs música incidental para o filme longa metragem "360", de Fernando Meirelles. Também escreveu trilha sonora para os filmes curta-metragem "Circolo", "Além da Imagem" e “A Galinha que Burlou o Sistema” e “Calíope” (os dois últimos ao lado de Tomás de Souza), filmes selecionados em festivais nacionais e internacionais. Para o teatro, compôs em parceria com Gabriel Milliet a trilha sonora para a peça “Uma Sociedade”, e em parceria com Thoma Huszar, a canção tema da peça teatral "O gato malhado e a andorinha Sinhá", do Grupo 59, peça vencedora do prêmio "Nascente" de 2010. Com a composição “Anzol”, para violão solo, recebeu Menção Honrosa no prêmio “Nascente” de 2012.

João Acaiabe Conta Malala, A Menina que Queria Ir para a Escola

Dia: 26.9 (sábado) Hora: 17h30 Local: Sesc Santos - Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos Faixa Etária: crianças até 12 anos Duração: 60 minutos

#JoãoAcaiabeContaMalala #santos #teatro #agendasantos #crianças

0 visualização
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 214 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook