• Admin

Horários e locais específicos para a prática esportiva na orla


A chegada da temporada de Verão e a previsão de altas temperaturas para a estação mostram que a praia deve se tornar o lugar preferido de munícipes e turistas até o Carnaval. Seja para tomar sol, banho de mar, praticar exercícios ou apenas passear, a praia tem regras. O objetivo é estimular os bons costumes e disciplinar a convivência para que todos possam aproveitar bem esse espaço tão valioso.

As modalidades esportivas praticadas na faixa de areia, por exemplo, são regulamentadas por legislação municipal, sob a coordenação da Secretaria de Esportes (Semes). Já a fiscalização das regras fica a cargo da Guarda Municipal, que pode autuar aqueles que descumprirem a regulamentação, com multas que variam de acordo com a infração e até apreensão de equipamentos.

De acordo com o coordenador de Esportes de Praia da Semes, Cláudio Clarindo, o futebol é uma das modalidades mais tradicionais e mais praticadas na praia. Durante os meses de verão, segundo ele, o esporte é permitido até às 9h aos sábados, domingos e feriados, apenas na área ao lado dos canais.

E, todos os dias, inclusive aos fins de semana, após as 18h, em toda a extensão da orla. “A montagem dos campos, no entanto, só poderá ocorrer 30 minutos antes do horário estabelecido”, reforça.

Outros esportes

O tamboréu e o minitênis podem ser praticados na faixa de areia até 11h e após às 16h, em toda a extensão da praia. Após às 16h, as quadras deverão ser montadas de maneira a não interferir nos campos de futebol.

Modalidades como voleibol, futevôlei, basquete e beach tênis estão autorizadas todos os dias, em toda a extensão da praia. Vale ressaltar, no entanto, que nenhuma quadra pode ser montada a menos de 5 metros do calçadão, a fim de evitar acidentes.

Esportes náuticos têm regras especiais

Também tradicionais em Santos, os esportes náuticos recebem atenção especial dos órgãos e autoridades envolvidas na disciplina da prática esportiva, assim como dos responsáveis por sua fiscalização.

O objetivo é simples: garantir a segurança de atletas, praticantes amadores e banhistas. Para isso, segundo o coordenador de Esportes de Praia da Semes, Cláudio Clarindo, o Município conta com uma área específica para entrada e saída ao mar, localizada na Ponta da Praia, em frente ao Aquário Municipal. “A área é sinalizada por boias e faixas de uso náutico”, reforça.

O windsurfe e o kitesurf, por exemplo, são permitidos em toda a extensão da praia, a cerca de 150 metros da rebentação. Vale lembrar que todas as embarcações não motorizadas, a exemplo de embarcações à vela, caiaques, canoas havaianas, e embarcações oficiais de apoio e socorro náutico têm acesso pelas rampas públicas existentes entre a Ponte Edgard Perdigão e a Rua Carlos de Campos e na rampa do Centro de Apoio Náutico, em frente ao Aquário.

Clarindo ressalta que, em Santos, é proibida a utilização de moto aquática em toda a extensão da faixa de areia. Isso porque, além de não ter acesso às embarcações motorizadas, a Cidade conta com o acesso ao porto por navios de grande porte, o que oferece risco aos praticantes.

Horários permitidos para prática de modalidades na praia

=>Futebol

Dezembro a fevereiro - todos os dias, até 9h (até 150 metros de cada lado dos canais) e após as 18h, em toda a extensão da praia.

=>Voleibol, Futevôlei, Basquete e Beach Tênis

Janeiro a dezembro - (entidades autorizadas) todos os dias - liberado em toda a extensão da praia.

=>Frescobol

Dezembro a março e julho - todos os dias até 9h, em área até 100 metros de cada lado dos canais e, após 17h, liberado em toda a extensão da praia.

=>Esportes Náuticos

Janeiro a dezembro liberado - todos os dias, na área do Centro Náutico (em frente ao Aquário).

=>Kitesurfe

Janeiro a dezembro - liberado todos os dias em toda a extensão da praia, a 150 metros dos canais e da arrebentação. Entrada e saída a 50 m dos canais.

=>Surfe

Dezembro a fevereiro - liberado todos os dias do canal 2 à divisa com São Vicente.

=>Tamboréu e Minitênis

Dezembro a fevereiro – todos os dias, até 11h e após as 16h em toda a extensão da praia. Após as 16h, as quadras deverão ser montadas de maneira a não interferir nos campos de futebol.

=>Windsurf

Janeiro a dezembro - liberado todos os dias - em toda a extensão da praia, a 150 metos da arrebentação. Entrada e saída no Centro Náutico.

=>Sonrisal

Janeiro a dezembro - todos os dias, até 9h e após 17h - em toda extensão da praia.

=>Stand Up Paddle

De janeiro a dezembro - todos os dias da semana - horário: livre em toda a extensão da praia a 150m dos canais e da arrebentação. Entrada e saída a 50 metros dos canais.

#esporte #praia #regras #horários #santos #férias #normas #agendasantos #temporada #verão

8 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook