• Admin

Inscrições Abertas para Cursos na Oficina Cultural Pagu


A Oficina Cultural Pagu, a partir do dia 19/jul, abrirá inscrições para os seus novos cursos, são mais de 250 vagas disponíveis para Santos e cidades da Baixada Santista. São eles: dança, fotografia, fotografia com celular, literatura, música e teatro. Toda a programação é gratuita e está disponível no site:http://www.oficinasculturais.org.br.

Os interessados poderão se inscrever pessoalmente nos locais indicados nas cidades. Maiores informações na sede da Oficina Cultural Pagu: Rua Espírito Santo, 17, Santos, de terças às sextas-feiras das 14h às 20h ou pelos telefones: 3219-2036/3219-1741.

ENSAIO ABERTO DO ESPETÁCULO DE DANÇA “JÁ QUE SOU , O JEITO É SER” E CONVERSA SOBRE O PROCESSO DE MONTAGEM

Grupo: Cia 5 – Santos | 27/8– sábado – 20h às 21h40 Público: Retirada de senha até 30 minutos antes do espetáculo Seleção: Aberto ao Público | 30 vagas Local: Oficina Cultural Pagu

O experimento de dança-teatro “Já que sou, o jeito é ser”, costura de forma não linear as diversas personagens dos textos de Clarice, transformando seus medos, desejos, anseios e alegrias em um turbilhão de emoções. A Cia 5, é uma companhia híbrida de experimentação entre teatro, dança e cinema. Atualmente desenvolve o processo Já que sou, o jeito é ser, contemplado com o Programa de Qualificação em Dança da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, além de produzir vídeos-danças e performances em espaços públicos.

OFICINA DE DANÇA “SITE SPECIFIC”

Coordenação: Robson Ferraz | 27/8 a 28/8– sábado e domingo – 14h às 18h Público: Bailarinos, estudantes de dança e demais interessados com conhecimento na área

Inscrições: 19/7 a 22/8 | Seleção: Carta de interesse | 15 vagas Local: Oficina Cultural Pagu

A ideia do encontro é discutir questões pertinentes as práticas de apropriação de espaços, site-specífic e instalação coreográfica. Sintonizar o corpo para uma escrita no espaço, trabalhando aspectos de presença, ação e sistemas de composição coreográficas híbridas em que a dramaturgia da audiência/público é parte constituinte da obra. Robson Ferraz é artista da dança formado pela Unicamp. Interessa-se por pensar a dança em termos estéticos e políticos, principalmente relacionado-a às questões de gênero. Em 2009 fundou a Desvio, sua atual plataforma de pesquisa e criação.

WORKSHOP: FOTOGRAFIA COM CELULAR E USO DE APLICATIVOS

Coordenação: Paula Machado | 6/8 – sábado – 13h às 17h Inscrições: 19/7 a 4/8 | Seleção: primeiros inscritos | 25 vagas Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48)

O workshop abordará luz, composição e outros elementos técnicos e conceituais necessários para a obtenção de fotos com qualidade, utilizando o smartphone. Também serão estudados os aplicativos de tratamento de imagem e formas de armazenar e compartilhar fotos nas redes sociais. Paula Machado, fotógrafa freelancer profissional, é graduada em Jornalismo pela Unesp. Fotografou para o jornal Bom Dia Bauru, cobriu a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty em 2010 e registrou performances de bandas musicais na Argentina.

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: LINHAS GEOMÉTRICAS

Coordenação: Marcus Cabaleiro | 26 e 27/8 – sexta-feira – 19h às 21h30 | sábado – 10h às 12h30 e 14h30 às 16h30 Inscrições: 19/7 a 19/8 | Seleção: carta de interesse | 20 vagas Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48)

O workshop busca sensibilizar o olhar para as imagens que vemos no cotidiano, identificando nelas as formas geométricas e suas relações espaciais, de maneira a conseguir, nas fotografias, composições equilibradas e expressivas. As fotos clicadas neste workshop serão expostas na programação do 2º Santos Photo Day, evento que celebra, em 28 de agosto, o Dia da Fotografia.

Marcus Cabaleiro, fotógrafo, tem imagens publicadas em jornais, revistas e sites. Finalista do VIII Prêmio Lentes, do jornal A Tribuna (2013), e 3º lugar no concurso Foto do Ano, do Você Repórter (site Terra, 2012). Expôs em diversos espaços culturais da região; é um dos organizadores do 1º Santos Photo Day e um dos autores do livro “Melhor de Santos”. http://marcuscabaleiro.blogspot.com.br/

WORKSHOP: SONETOS DE AMOR EM PRETO E BRANCO

Coordenação: Manoel Herzog | 18 e 25/8 – quintas – feiras – 19h às 21h Inscrições: 19/7 a 17/8 | 20 vagas Local: Pinacoteca Benedicto Calixto: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15

Introdução à história e às características do soneto, forma de poesia surgida na Idade Média. O workshop mostrará o soneto na literatura universal, portuguesa e brasileira, desde Petrarca até Glauco Mattoso. A partir dessa apresentação serão propostos exercícios de criação poética. Esta atividade faz parte do projeto de publicação do livro “Sonetos de Amor em Branco e Preto”, contemplado pelo ProAC 2015.

Manoel Herzog é escritor e poeta. Autor dos livros “Brincadeira Surrealista”, “Os Bichos”, “O Evangelista”, “CBA – Cia. Brasileira de Alquimia” (romance semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2014) e “A Comédia de Alissia Bloom” (terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2015). https://manoelherzog.wordpress.com/

“O QUÊ VOCÊ LÊ?”: WORKSHOP DE LEITURA

Coordenação: Marcelo Rayel | 11/8 – quinta-feira – 19h às 21h Inscrições: 19/7 a 10/8 | 20 vagas Local: Cais Vila Mathias/Biblioteca Candido Portinari: Av. Rangel Pestana, 150

O workshop procura auxiliar qualquer interessado por literatura a refletir melhor sobre o que se lê. Além de despertar maior atenção a esse gesto, o da leitura, a ação visa reunir pessoas para a troca de ideias em torno desse ato: por que lemos? Por que não lemos? Como se encontra o prazer da leitura?

Marcelo Rayel é escritor, tradutor, revisor editorial e professor universitário. Formado em Letras, com habilitação em Tradução, pela Universidade Católica de Santos. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Santos, na cadeira de Livro e Literatura. Publica o blog Pela Proa, e também responde pelo blog Literaturial. https://www.facebook.com/MarceloRayel?fref=ts

5º SANTOS JAZZ FESTIVAL: MASTERCLASS DE VIOLINO E JAZZ

Coordenação: Nicolas Krassik | 29/7 – sexta-feira – 14h às 17h Inscrições: 19 a 27/7 | 30 vagas Local: Clube do Choro (Rua XV de Novembro, 68)

O instrumentista francês Nicolas Krassik demonstra sua técnica no violino, que une, de modo virtuoso, a improvisação do jazz com a diversidade da Música Popular Brasileira. Nicolas Krassik estudou música erudita e jazz em seu país natal, a França. Gravou CDs com nomes importantes como Michel Petrucciani e Didier Lockwood. No Brasil, tocou com, entre outros, Beth Carvalho, Chico Buarque, Gilberto Gil, Marisa Monte e Yamandu Costa.

#OficinaCulturalPagu #santos #cursos #programação #agendacultural #agendasantos #gratuito #2016

17 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook