• Admin

Expo Gaúcha traz as culturas Gaúcha e Italiana para Santos


No período de 12 a 21 de agosto no Terminal Marítimo de Passageiros Concais

Gastronomia, oficinas, artesanato, moda, cultura e muita diversão!!

Pela primeira vez, os santistas terão a oportunidade de apreciar todas as riquezas e tradições das culturas Gaúchas e Italianas em um só lugar. Vem aí, a Expo Gaúcha de 12 a 21 de agosto, no Terminal Marítimo de Passageiros Concais. Sempre das 16h às 22h de segunda a sexta, sábados e domingos das 12h às 22h. Nos dias, 12 ( sexta-feira), 15 (segunda-feira), 16 (terça-feira) e 17 (quarta–feira), a entrada é liberada mediante a apresentação do convite no site do evento.

Com uma programação intensa, a Expo Gaúcha privilegiará o artesanato, as danças tradicionais, o vestuário e a culinária do sul do Brasil. No vestuário, destacam a moda couro, com jaquetas e botas tradicionais e na gastronomia o melhor do churrasco gaúcho.

Além das atrações culturais, durante as 10 noites acontecerão shows com grupos de danças típicas gaúcha e italiana. A feira traz também diversos produtos do Sul do Brasil, como vinhos, selaria, calçados, artesanato, móveis, malhas da Serra Gaúcha, moda em couro, bijuterias, bolsas, jeans, cuias e muito mais. As blusas de tricô e malharias produzidas no sul de Minas também estarão no evento. Sem dúvida vai ser uma ótima oportunidade para adquirir, grelhas e artigos para churrasqueiras, salaminhos, presuntos, queijos condimentados, doces, bolos e conservas e ainda saborear as deliciosas Cuca.

Um dos pratos típicos mais representativos da culinária gaúcha, o churrasco estará presente na Expo Gaúcha, das mais diversas maneiras de fazer e de sabor. A costela assada no fogo de chão e o arroz carreteiro são outros convites para os visitantes, e tudo isso acompanhado de um bom vinho. Quem quiser, também poderá experimentar o tradicional chimarrão.

Grande destaque da feira, que faz maior sucesso em todas as edições são os deliciosos chocolates de Gramado. Na feira é possível saborear barras, buquês e raminhos de chocolate, bombons dos mais variados tipos, recheados com amêndoas, castanhas, nozes e passas.

Para trazer a cultura do sul do Brasil, não pode ficar ausente a herança cultural deixada pela colonização alemã e italiana ocorrida naquela região. A organização da Expo Gaúcha realizará shows com grupos de danças Folklorístico Stella Bianca.

Itália representada pelo grupo Folklorístico Stella Bianca

O Grupo se apresenta apenas nos três primeiros dias de feira: 12, 13 e 14 de agosto. Na sexta feira única apresentação às 21h, sábado e Domingo as 14h e as 21h.

O Grupo Folklorístico Stella Bianca, fará espetáculos de danças e cantos típicos italianos. Além dos shows no palco, o grupo apresentará a famosa festa Pisa da Uva. Criado na cidade paulista Jarinu, o grupo tem como objetivo pesquisar, preservar e divulgar as danças e músicas das diversas regiões da Itália. Fundado na década de 1990 já acumulou mais de 1600 shows sempre com seus trajes, adereços e músicas regionais diferentes.

Com um acervo de registros, entre pesquisas de campo, informações resultantes de intercâmbio com outros grupos, o Grupo Folklorístico Stella Bianca se tornou um referencial para instituições e interessados no resgate das manifestações populares tradicionais folclóricas.

Interpretando com propriedade as danças e cantos típicos das regiões italianas, o Grupo Folklorístico Stella Bianca revela, também, culturas desconhecidas e, muitas vezes, esquecidas. Além das apresentações artísticas ele vai apresentar a famosa Pisa da Uva.

Os visitantes poderão curtir uma ótima programação cultural que acontecerá todas as noites como danças típicas gaúchas e o Festival da Cuca, além de degustar de bons vinhos, queijos e salames.

Grupo de Folclórico Tchê Sul

O Grupo se apresenta durante os 10 dias de feira: Segunda a sexta as 21h, Sábados e domingos em dois horários 14h e 21h

Grupo de danças Tradicionais TCHÊ SUL As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade. O Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas TCHÊ SUL de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, fundado como objetivo de promover às tradições de um povo culturalmente reconhecido e caracterizado por seus valores, sua tradição, sua história, seu civismo e acentuado regionalismo, propaga uma cultura enriquecedora do patrimônio histórico-cultural do Brasil visando preservar, promover e transmitir as Danças Tradicionais Gaúchas. Coordenado pelos músicos Thiago Mendes, Anderson Souza e o Chuleador Carlos (com o corpo de dança) esse projeto está fundamentado na pesquisa e extensão através de sua ligação com o campo de estudo tanto da história cultural da Dança .

Expo Gaúcha Santos

De 12 a 21 de agosto

Local: Terminal Marítimo de Passageiros- Concais

Av. Cândido Gafre- Docas ( Armazém, 25 interno do Porto de Santos)

- Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira de 16h às 22hs.

Sábados e Domingos de 12h às 22h

Convites R$ 6,00

- Crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos não pagam entrada.

Informações: www.expogaucha.com.br, ou do Facebook/expogauchasantos

#ExpoGaúcha #Santos #feira #Concais #agendasantos #agosto #2016 #artesanato #Sul

60 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook