• Admin

Restaurantes e bares podem ser parceiros da Prefeitura no Bonde Arte


Foto de Raimundo Rosa

A Prefeitura publica no Diário Oficial de Santos desta quinta, 06/10, o edital de chamamento de estabelecimentos privados do setor de alimentos e bebidas da Cidade para participar do Programa de Apoio à Realização de Passeios Gastronômicos e Culturais do Bonde Arte.

Bares e restaurantes poderão realizar sessões de degustação de pratos e petiscos, com o objetivo de promover e divulgar os estabelecimentos junto aos passageiros do Bonde Arte, utilizando toda infraestrutura do veículo, que é dotado de cozinha com pia, fogão de bancada, duas geladeiras náuticas, microondas, armários embutidos, ar condicionado e quatro TVs, além de mesas e cadeiras para 36 pessoas.

As regras para as ações, assim como os documentos necessários para o cadastramento dos estabelecimentos junto à Secretaria Municipal de Turismo (Setur), estão no decreto 7.559, publicado no Diário Oficial de Santos desta quarta, 05/10. O cadastramento pode ser feito até o próximo dia 27, das 9h às 12h, na sede da Setur: Largo Marquês de Monte Alegre, 2, no Valongo.

Italiano

O Bonde Arte, apresentado pela prefeitura no último dia 23, é um veículo formado por dois bondes construídos na década de 1930, transformados em um só em 1958, quando passou a ter 20 metros de comprimento. Doado em 2009 pela cidade de Turim (Itália), foi restaurado por uma equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do governo estadual, e da Prefeitura.

Pioneiro

O bonde-restaurante é o primeiro das Américas. Segundo levantamento da CET-Santos, há modelos similares apenas na Austrália, Nova Zelândia, Itália, Suíça e Holanda. O Bonde Arte foi decorado em estilo retrô, com inspiração na Arte Concreta, expressão que surgiu na Europa a partir de 1930 – mesmo período de construção do bonde.

Já a pintura externa e a adesivagem possuem como referência as obras 'Composição em Vermelho, Amarelo e Azul' (de Piet Mondrian), 'Metaesquemas' (de Hélio Oiticica) e elementos da poesia concreta com mensagens em formas geométricas.

Aluguel

A prefeitura também disponibiliza o Bonde Arte para ser locado por pessoas ou empresas para festas e eventos, mediante o pagamento de R$ 360,00 a hora ou R$ 1.000,00 por período de três horas (decreto n° 6846/2014), como já acontece com os outros veículos da linha turística, que são alugados para traslados de noivos até a Igreja do Valongo ou sessões de fotos.

O Bonde Arte também será utilizado pelas secretarias municipais e entidades para eventos institucionais, e atividades culturais e de lazer.

#BondeArte #parceria #prefeitura #Santos #turismo #agendasantos #2016

2 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook