• Admin

Exposição Correspondências traz para Santos a Provence francesa


A partir do dia 08 de dezembro a Provence, na França, estará mais perto de Santos. Nesta data, o Armazém Cultural 11 comemora seu primeiro aniversário com a inauguração da mostra Correspondências, em que esta região bucólica será retratada por meio das fotos dos brasileiros Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco e do francês Pierre Devin.

A mostra conta com aproximadamente 56 imagens em preto e branco e é resultado da participação dos fotógrafos brasileiros na Missão Lance Ventoux (MLV), projeto criado por Devin e por Fabiana Figueiredo, fotógrafa também brasileira radicada na França desde 2001. O MLV tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a Provence, suas características e mutações no decorrer do tempo, de forma internacional, por meio da fotografia autoral e da literatura.

Em Correspondências, o trabalho desenvolvido por Flávia, Helena e Greco entre 2014 e 2016 se unem a imagens do próprio Devin, que destaca como inspirações seu amor pela literatura e pelo trabalho do escritor francês Jean Giono. “A dimensão modesta das cópias estimula a observação a uma distância equivalente àquela do leitor ao livro, uma proximidade indispensável à percepção da matéria fotográfica em toda sua profundidade”, explica.

De forma geral, os registros transparecem experiências de cada um dos artistas naquela região. Exposta anteriormente no Espaço Expositivo 321 Jacarandá, em São Paulo, a mostra ficará no Armazém Cultural 11 até 31 de março de 2017 e tem curadoria de Rosely Nakagawa.

Workshops

Com o intuito de criar uma ponte entre o público e artistas de Correspondências, o Armazém Cultural 11 realizará workshops ministrados por Flávia Tojal, Helena Rios e Marcelo Greco, além de uma atividade com a fotógrafa convidada Vanessa Rodrigues, que atua como repórter fotográfica no Jornal A Tribuna e, em paralelo, desenvolve um trabalho de registro de mulheres que vivem em cortiços, na região do Paquetá, chamado Treze Marias. O primeiro deles acontece no dia 09 de dezembro e contará com a presença dos fotógrafos Marcelo Greco e Helena Rios, além da curadora do espaço, Rosely Nakagawa.

Sobre os Fotógrafos

Marcelo Greco - www.marcelogreco.com

(São Paulo, SP, Brasil,)

Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral nos principais museus do país como Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e Museu de Arte de São Paulo (MASP). Orienta fotógrafos em grupos de estudos no desenvolvimento de projetos pessoais.

Helena Rios - www.helenarios.com

(São Paulo, SP, Brasil,1982)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2007 e iniciou os estudos e seu trabalho com Fotografia Autoral em 2008. Hoje desenvolve seu trabalho artístico e atua como fotógrafa freelancer.

Flávia Tojal - http://flaviatojal.fot.br/

(São Paulo, SP, Brasil,1980)

Graduou-se em Jornalismo pela PUC-SP em 2002 e em Fotografia e Design pela EPA em 2003. Em 2004 frequentou o curso de fotografia autoral de Marcelo Greco e, desde então participa do Mundo Líris - grupo de estudos e desenvolvimento artístico (www.mundoliris.com). Realiza retratos de famíliasem paralelo ao seu trabalho autoral.

Pierre Devin | curador, artista, palestrante

(Valenciennes, França, 1946)

Fotógrafo, é fundador e foi diretor artístico, por mais de 25 anos, do Centre Regional de la Phtographie (CRP), em Nord Pas de Calais, França. O projeto tem como objetivo a inserção da arte no coração da cidade e a luta contra a segregação cultural. Devin é curador, autor de críticas e artigos históricos.

Fabiana Figueiredo | curadora MLV

(Belo Horizonte, MG, 1964)

Fotógrafa, iniciou sua carreira em 1983.Foi coordenadora do NAFOTO - Núcleo dos Amigos da Fotografia – e responsável pela organização do Mês Internacional da Fotografia em São Paulo, entre 1991 e 2005. Vive atualmente no sul da França, é fotógrafa, editora, curadora independente e desenvolve trabalhos de expressão pessoal.

Sobre o Armazém Cultural 11

O Armazém Cultural 11 é um espaço dedicado à fotografia que agrega arte e criatividade à tradicional região portuária de Santos. A galeria integra a estrutura do Edifício Almares, empreendimento empresarial localizado no bairro do Paquetá, em Santos.

Rua Dr. Cochrane 07, térreo.

Serviço - Mostra Correspondências

Inauguração - Coquetel para Convidados - 08.12.2016

Visitação de 09.12.2016 à 31.03.2017 - Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Entrada gratuita.

#Correspondências #exposição #Provence #ArmazémCultural11 #workshops #fotografia #eventos #santos #agendacultural #agendasantos #2016

65 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook