• Admin

Exposição "Pianistas de armazém" permanecerá no Museu do Café até abril de 2019


Ao visitar, público pode conhecer as vivências relacionadas ao trabalho da catação manual

Figuras essenciais no setor, as mulheres que exerceram uma das práticas mais importantes no elo da cadeia exportadora do café — a catação — são o destaque da mais nova exposição temporária do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Intitulada “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, a mostra, inaugurada em 22 de novembro, fará parte das instalações do edifício até abril de 2019.

As “pianistas”, como ficaram conhecidas devido ao foco, destreza e agilidade que aplicavam à função, eram as principais responsáveis pela realização do processo de rebeneficiamento, que consiste em eliminar grãos defeituosos de um lote, a fim de torná-lo mais lucrativo para o fornecedor. O serviço, considerado penoso e mal remunerado, tratava-se da opção mais viável para as trabalhadoras das camadas mais pobres, que estavam desempregadas ou não conseguiam acesso a outras oportunidades.

Ao disponibilizar memórias do ofício e das personagens que protagonizaram essa história, a intenção é evidenciar a trajetória das jovens e adultas que, embora tenham contribuído de forma significativa para o crescimento do mercado, tiveram seus papéis pouco referenciados na narrativa em torno do assunto.

Além de recursos audiovisuais, incluindo imagens, depoimentos, trechos de notícias e vídeos, a exposição proporciona um ambiente temático, reproduzindo elementos cenográficos de um armazém de catação.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Durante a temporada de navios, o Museu abrirá também nos dias: 21 de janeiro, 18 de fevereiro e 18 de março. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Exposição “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”

Data: Até abril de 2019

Horário: 9h às 17h (terça a sábado) e 10h às 17h (domingos)

Ingresso: R$ 10,00 (gratuidade aos sábados)

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

#Exposição #Pianistasdearmazém #MuseudoCafé #2019 #CentroHistóricodeSantos #santos #sp #cultura #turismo #arte #agendacultural #agendasantos

16 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 2020 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook