• Admin

Curso de Difusão História de Santos (Séculos XIX e XX): formação econômica e social - no Engenho dos


04, 11, 18 e 25 de Maio – Curso Semi Presencial (aos sábados, das 14h às 18h) Prof. Dr. Lelio Luiz de Oliveira (Coord.), Profa. Dra. Joana Monteleone, Profa. Dra. Tatianni Cristini da Silva, Prof. Dr. Pablo Oller Mont Serrat e Prof. Ms. Gilvan Leite de Oliveira.

Carga Horária: 30 horas (16 horas presenciais e 14 horas não presenciais) – Gratuito e com certificação!

Surgida a partir de 1536, como povoado vizinho à pioneira São Vicente, Santos, nos primeiros séculos, estabeleceu-se como núcleo produtor e exportador de açúcar e porto privilegiado da conexão com o Rio da Prata. No século XVIII, passado o apogeu aurífero, a cidade ganha dimensão como porto do açúcar, em crescimento na Capitania de São Paulo, e como ponta de lança na defesa meridional. Ao longo dos séculos XIX e XX, a cidade de Santos se notabilizou por ser considerada uma das cidades mais importantes do país, pois garantiu acesso ao capital nacional e estrangeiro com a modernização do porto e a exportação de café.

O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos contato com áreas dos estudos históricos como: a formação econômica e social da cidade, a atuação dos trabalhadores, a transformação arquitetônica, bem como a produção documental e as possibilidades de pesquisa sobre a História de Santos.

Público alvo: 

Historiadores, Profissionais do Turismo; Arqueólogos, Professores de História, Público em geral.

Objetivos do curso:

– Oferecer um panorama das transformações históricas da cidade; – Discutir a evolução urbana de Santos; – Refletir sobre a configuração social e distribuição da população ao longo do período. 

Local: Engenho dos Erasmos 

Inscrições:

http://bit.ly/2IWRVKs 

#curso #gratuito #engenhodosErasmos #história #santos #patrimônio #arquitetura #agendacultural #agendasantos

2 visualizações
Agenda Santos
 
 
 Santos SP - Brasil
 
turismoemsantos@gmail.com
 
 
13 9 9772-5008

© 214 by LF.

 

  • LinkedIn Clean
  • Tumblr Clean
  • Pinterest Clean
  • Twitter Clean
  • facebook